Novidade Civilização

Quando a neve começa a derreter
A. D. Miller
Título original: Snowdrops
Tradução: Ana Baer
Nº de páginas: 208
Encadernação: Capa mole
Género: Literatura
EAN: 9789722632980
ISBN: 978-972-26-3298-0
Preço: 15,99€
Lançamento: Novembro de 2011

   Após a nomeação do livro de A.D. Miller para finalista do Man Booker 2011
   Vendas de Snowdrops disparam e lideram no Reino Unido

   A inclusão do  romance de estreia de A. D. Miller  na lista  de finalistas do Man Booker Prize 2011 fez disparar as vendas no Reino Unido de Snowdrops – a  versão portuguesa, a lançar em Novembro pela Civilização Editora, vai ter o título Quando a Neve Começa a Derreter. Segundo o britânico The Guardianeste livro, que é também  finalista do  CWA Gold Dagger for the Best Crime Novel of the Year, lidera as vendas dos seis livros  finalistas do  prémio, que  duplicaram após o anúncio a 6 de Setembro, vendendo mais 127% do que os finalistas da edição de 2010 em período homólogo.


Sinopse
   «Quando a neve começa a derreter, de A. D. Miller, é um drama psicológico intensamente fascinante que se desenrola durante um inverno em Moscovo, quando os princípios morais de um jovem inglês são perturbados pelas oportunidades sedutoras reveladas por uma nova Rússia: uma terra de hedonismo e desespero, corrupção e bondade, dachas mágicas e clubes nocturnos debochados. Um lugar onde os segredos  – e os cadáveres – são revelados apenas quando a neve profunda começa a derreter. Quando a neve começa a derreter é uma arrepiante história de amor e decadência moral, da corrupção, por uma sociedade corrupta, de um jovem corrompível. É tensa, viva e com um poder tão irresistível para o leitor como o perigo moral que inicialmente encanta, e depois ameaça esmagar, o seu narrador.»


A crítica
   Quando a neve começa a derreter tem recebido críticas muito estimulantes por parte da crítica internacional. “Sólido, arrebatador... Um primeiro romance completamente fascinante”, assegura The Times“O soberbo romance de estreia de Miller […] Escrita elegante e detalhe perfeito”, escreve The Observerenquanto o Independent conclui: “Quando a neve começa a derreter invade todos os nossos sentidos com o seu poder e a sua poesia, e deixa-nos sem palavras e viciados”.

  A escrita fluida e cintilante, bem como as descrições minuciosas e surpreendentes dos ambientes moscovitas, também  não passam ao lado da crítica. “Maravilhosamente desenhado e reflectido em vários subenredos inteligentes […] Miller é absolutamente extraordinário […] As estações russas, do sádico inverno ao verão opressivo, são evocadas com clareza cintilante”,  descreve The Independent on Sunday.  “Miller exibe brilhantemente Moscovo como a estrela impressionante e carismática do seu romance […] Perturbador e maravilhoso”, termina o Sunday Telegraph.

O autor
   D. Miller nasceu em Londres em 1974. Estudou literatura em Cambridge e em Princeton, onde começou a sua carreira jornalística, escrevendo relatos de viagem sobre a América. De regresso a Londres, trabalhou como produtor televisivo antes de se juntar à The Economist para escrever sobre política e cultura britânicas. 
Em 2004 tornou-se correspondente em Moscovo do The Economist, viajando por toda a Rússia e por outras regiões da antiga União Soviética. 
Actualmente é o editor britânico do The Economist. Vive em Londres com a mulher, Emma, e a filha, Milly. O autor publicou, em 2006, o livro de não-ficção, The Earl of Petticoat Lane, “uma história pungente sobre o que era ser um imigrante judeu na Inglaterra do século XX”, escreveu na altura The Times.


   Quando a neve começa a derreter é o primeiro livro de ficção do jornalista e antigo correspondente da Economist e retrata a decadência moral de um jovem inglês na Rússia corrupta e sem regras do póscomunismo. O vencedor do Man Booker 2011 será anunciado a 18 de Outubro e o do CWA Gold Dagger for the Best Crime Novel of the Year a 7 de Outubro.

Mais informações sobre o livro em: http://www.snowdropsthenovel.com/

Comentários